alberto almeida 2018Alberto Almeida

Natural de Belém, no Pará.

Espírita de berço, envolveu-se no Movimento Espírita muito jovem, fazendo parte da juventude do Centro Espírita Yvon Costa. Atualmente, além de colaborar com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará (AME-PA) e do Jardim das Oliveiras.

Realizando sua primeira palestra espírita aos 17 anos, profere conferências, seminários, workshop e encontros coloquiais no Brasil e no Exterior.

Esteve, pela primeira vez, no Paraná, em outubro de 1992, realizando um périplo doutrinário em Curitiba, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

Tem publicadas, de sua lavra, as seguintes obras: A Arte do Reencontro – Casamento (2010), O Perdão como Caminho...e o caminho do perdão (2012), O Amor pede passagem (2013), Pais e Filhos...fortalecendo vínculos (2014), Respeito à Criança - cidadania desde a concepção (2015).

Profissionalmente, é médico clínico geral e homeopata. Terapeuta de Família e Transpessoal. Em face da sua formação trabalha nas seguintes áreas: Terapia Regressiva a Vivências Passadas, Psicologia Transpessoal, Dinâmica de Grupos e Terapia Familiar Sistêmica, PNL e Constelação Familiar.

Trabalha na educação e na promoção social das famílias abaixo da linha da pobreza no Jardim das Oliveiras.


 

divaldo pereira franco 2018Divaldo Pereira Franco

Baiano de Feira de Santana, apresenta um histórico impressionante, como divulgador dos princípios cristãos, sob a ótica do Espiritismo. Notabilizou-se pelo trabalho de evangelização e revelação da Doutrina, sempre enfatizando a palavra de Cristo e o imperativo da caridade.

Aos duzentos e cinquenta livros psicografados, traduzidos em dezessete idiomas, somam-se cerca de vinte e duas mil conferências, no Brasil e ao redor do Globo.

A renda proveniente da venda dos seus livros reverte à Mansão do Caminho, fundada em 1952, em Salvador, Bahia.

Entre centenas de homenagens, das mais diversas origens, recebeu o Título de Embaixador da Paz no Mundo, pela Universidade da Paz em Genebra, e no passado outubro, recebeu a maior homenagem do Poder Judiciário de Pernambuco: a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, no grau Comendador, destinada aos que se distinguiram pelos relevantes serviços prestados à causa da justiça, e pelos seus méritos excepcionais.

De forma excepcional, na mesma ocasião, recebeu mais oito homenagens: da Assembleia Legislativa do Estado; do Ministério Público de Pernambuco; da Academia Cabense de Letras; do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco; da Associação Jurídica Espírita de Pernambuco; da Federação Espírita de Pernambuco; da Comissão do Movimento Espírita do Cabo de Santo Agostinho e do Grupo Espírita Mahatma Gandhi.

O trabalho notável da Mansão do Caminho em Salvador, que acolheu e educou centenas de crianças carentes, em regime de lares substitutos, tornou-se uma referência mundial, de assistência social. Atualmente, convertida em um grande complexo socioeducacional, a instituição atende três mil crianças, e jovens de famílias de baixa renda, garantindo oportunidade, esperança, dignidade e, sobretudo, iniciação espiritual, no sentido da prática do bem e do amor ao próximo.

O Movimento Você e a Paz, que Divaldo iniciou em 1998, se estendeu por várias cidades brasileiras e estrangeiras.

Divaldo Pereira Franco veio ao Paraná, por primeira vez em 1954, retornando anualmente, sem interrupção, ofertando a lucidez da sua palavra.


 

haroldo dutra dias 2018Haroldo Dutra Dias

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Tradutor do Novo Testamento, diretamente do texto crítico grego publicado pela UBS (United Bible Society), editado pela Federação Espírita Brasileira.

Autor do livro Parábolas de Jesus – texto e contexto, publicado pela Federação Espírita do Paraná.

Sua primeira atividade, em nosso Estado, se deu em outubro de 2010 e sua primeira participação na Conferência Estadual Espírita aconteceu em 2011, quando da décima terceira edição.

Sócio Fundador do SER, Instituto dedicado ao estudo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, à evangelização, educação infantil e ao diálogo inter-religioso.

Por esse Instituto, participa de diversos projetos, entre outros: Sete minutos com Emmanuel, PodSER (o Podcast do SER).

Orador espírita, reconhecido no Brasil e no Exterior.


 

sandra borba 2018Sandra Borba Pereira

Sandra é professora, Doutora de Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No Paraná, teve sua primeira participação em 14 de dezembro de 1997, coordenando o IV Encontro de Trabalhadores Espíritas da Região Metropolitana de Curitiba, no Colégio Lins de Vasconcellos. Vinte e um anos de contribuição efetiva e constante, em nosso Movimento Espírita Estadual.

Desenvolveu atividades nas áreas do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e Evangelização Infantojuvenil. Coordenou Encontros Estaduais de Coordenadores de Juventudes Espíritas e Encontros de Evangelizadores de Infância.

Pela Federação Espírita do Paraná, lançou três livros: Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho, Saberes necessários à tarefa da Evangelização Infantojuvenil (em coautoria com Cláudia Farache) e Cotidiano em reflexões espíritas.

Articulista, tem prestado sua colaboração, em várias oportunidades, às páginas do Jornal Mundo Espírita, da Federação Espírita do Paraná, e outros veículos de divulgação doutrinária.

Expositora e evangelizadora espírita, é ex-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte. Atualmente, é coordenadora adjunta de Infância da área de Evangelização Infantojuvenil pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.


sandra dela polla 2018Sandra Della Pola

Vinculada à Sociedade Espírita Allan Kardec, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, desenvolvendo atividades na área doutrinária e mediúnica.

Membro da Federação Espírita do Rio Grande do Sul - FERGS, atuando como palestrante.

No Paraná, já prestou sua colaboração, na qualidade de oradora, em Conferências, Simpósios, Encontros Estaduais e Regionais.

Sua primeira participação se deu no ano de 1998, na III Conferência Estadual Espírita, que homenageava os 130 anos de lançamento do livro A Gênese, de Allan Kardec. Comemora, portanto, no ano em curso, vinte anos de bom trabalho em nosso Estado.

Coordenadora do Curso para Multiplicadores do Projeto de Qualificação na Mediunidade, do Setor de Mediunidade da Federação Espírita do Paraná, desde 2010.

Sandra Della Pola tem formação na área do Direito, exercendo atividade profissional como advogada.